2023年 第期
整刊阅读
FEDERALES Y BLANCOS. FORMACIONES NACIONALES E IDENTIDADES POLÍTICO-PARTIDARIAS EN LA REGIÓN RIOPLATENSE DURANTE LA REVOLUCIÓN DE LÓPEZ JORDÁN DE 1870
Pérez, Mariana Alicia
(1-34)
A INDEPENDÊNCIA DO MARANHÃO ENTRE EFEMÉRIDES
Galves, Marcelo Cheche
(1-11)
A NAÇÃO E A AMAZÔNIA: O LUGAR DA REGIÃO AMAZÔNICA NA DIFERENCIAÇÃO REGIONAL BRASILEIRA DURANTE A SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX
Santos, Roberg Januário dos
(1-37)
RAÇA E ESCRAVIDÃO EM MEMÓRIAS E ROMANCES: BRASIL, C.1820-1870
Raminelli, Ronald
(1-35)
“NEGÓCIOS DE CORTE”: OS HOMENS DE NEGÓCIOS DA PRAÇA DO RIO DE JANEIRO, O TRÁFICO DE PESSOAS ESCRAVIZADAS E OS SUBSÍDIOS PARA A MANUTENÇÃO DO REINO, C.1808-C.1821
Guimarães, Carlos
(1-35)
O REGIMENTO DE CONSERVAÇÃO DAS MATAS DO BRASIL DE 1799
Lima, Ana Paula dos Santos
(1-33)
OS PROJETOS EDUCACIONAIS DA SOCIEDADE AUXILIADORA DA INDÚSTRIA NACIONAL: AS TRAJETÓRIAS DA ESCOLA NOTURNA DE INSTRUÇÃO PRIMÁRIA DE ADULTOS E DA ESCOLA INDUSTRIAL (1871 - 1902)
Penteado, David Francisco de M
(1-44)
A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL NA BAHIA E OS HERÓIS POPULARES DO DOIS DE JULHO
Kraay, Hendrik
(1-6)
RECORRER AOS SOBERANOS: NOTAS SOBRE AS DENÚNCIAS DOS VASSALOS DAS CAPITANIAS AURÍFERAS 1 1 Este artigo está associado aos Projetos RESISTANCE 778076-H2020-MSCA-RISE-2017 e Circuitos oceânicos: petições e comunicação política da América portuguesa ao Império do Brasil (UNIFESP/ CNPq). A autora agradece os comentários e sugestões dos pareceristas da Revista Almanack.
Stumpf, Roberta
(1-37)
MONUMENTO DO YPIRANGA: UMA IDEIA TOMANDO FORMA AO LONGO DO SÉCULO XIX (E ALÉM)
Barbuy, Heloisa
(1-40)
PARK CRESCENT, REGENT`S PARK, AND THE SPACES OF BRAZILIAN DIPLOMACY IN LONDON, 1822-18291 1 The article is the result of research started in the author’s PhD thesis, in chapter 1, which was defended at Universidade de São Paulo (USP), in 2019, and developed afterwards, between 2021 and 2022, in postdoctoral research at Birkbeck, University of London, supported by a Postdoctoral Scholarship Abroad from CNPq/INCT Proprietas.
Biaggi, Marcus Vinicius Correi
(1-32)
LEITURAS DE UM DOUTOR DE COIMBRA EM LUANDA NO SÉCULO XIX
Soares, Francisco
(1-35)
A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA (2020)1 1 Esse texto compõe o projeto de pesquisa O Brasil Império nos livros didáticos: história, historiografia e ensino, financiado pela Universidade Estadual do Maranhão, por intermédio de uma Bolsa Fixação de Doutor (Edital n.º 05/2021).
Cirino, Raissa Vieira
(1-37)
UMA SOCIEDADE DE CAPELAS: OS PATRIMÔNIOS RELIGIOSOS NA FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO DA VILA DE CASA BRANCA NA PROVÍNCIA DE SÃO PAULO, SÉCULO XIX1 1 O artigo apresenta alguns dos conteúdos desenvolvidos no terceiro capítulo da tese de doutoramento intitulada “À sombra da capela: os patrimônios religiosos na constituição dos espaços urbanos e na formação do território polarizado pelas vilas de Casa Branca e Caconde no século XIX”, desenvolvida junto ao grupo de pesquisa “História das cidades: ocupação territorial e ideários urbanos”, do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da PUC Campinas. Algumas das questões apresentadas no artigo foram objeto de discussões que aconteceram durante o IV Seminário Internacional Brasil no século XIX, ocorrido em outubro de 2021. ;2 2 A pesquisa que originou este artigo foi realizada com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 88887.284969/2018-00.
Ferreira, Rafael Augusto Silva;Pereira, Renata Baesso
(1-37)
PARDOS LETRADOS EM SOCIEDADES ESCRAVISTAS: EDUCAÇÃO E MUDANÇA DE STATUS SOCIAL (AMÉRICA PORTUGUESA E CARIBE ESPANHOL, C.1750-1807)
Souza, Priscila de Lima
(1-33)
OPOSIÇÃO COMPETITIVA, DEPURAÇÃO DE CANDIDATOS E COMISSÃO DE VERIFICAÇÃO DE PODERES: O DESEMPENHO DE POSTULANTES DO PARTIDO LIBERAL À CÂMARA DOS DEPUTADOS (PROVÍNCIA DO PARANÁ, 1869-1877)
Gomes, Sandro Aramis Richter
(1-37)
CIRCUITOS OCEÂNICOS: AS PETIÇÕES ULTRAMARINAS E A COMUNICAÇÃO POLÍTICA NA AMÉRICA PORTUGUESA (SÉCULO XVIII)
Rojas, Beatriz
(1-5)
ENTRE GRAÇA E DIREITOS: APONTAMENTOS SOBRE COMO ENTENDER AS PETIÇÕES NA AMÉRICA PORTUGUESA (SÉCULO XVIII)
Slemian, Andréa
(1-38)
“NA REAL PRESENÇA DE VOSSA MAJESTADE”: AS PETIÇÕES ULTRAMARINAS E A GOVERNAÇÃO COLONIAL (SÉCULO XVIII) 1 1 Parte das reflexões aqui discutidas tiveram origem em um curso de curta duração de pós-graduação ministrado na Unifesp, ao lado da Profa. Dra. Andréa Slemian, no âmbito do pós-doutorado desenvolvido na instituição com financiamento FAPESP (2019/00456-0) bem como das discussões estabelecidas no bojo do grupo de pesquisa “Circuitos oceânicos: petições e comunicação política da América portuguesa ao Império do Brasil” e no desenvolvimento do projeto “Petições Coloniais: comunicação política e representação social no Império Português”, coordenado por Andréa Slemian e financiado pela FAPESP (processo 2021/09104-0). Agradeço, ainda, ao Prof. Dr. Luiz César de Sá Jr. pelas indicações intelectuais e pela leitura atenta do manuscrito. A responsabilidade pelas considerações e opiniões aqui expostas são, como de maneira usual, da autora.
Fernandes, Renata Silva
(1-49)